40 anos Futura Tintas – Capítulo 5 – Universidade Futura Tintas: Itinerante

Share this post

40 anos Futura Tintas – Capítulo 5 – Universidade Futura Tintas: Itinerante

40 anos Futura Tintas – Capítulo 5 – Universidade Futura Tintas: Itinerante

Enquanto em São Paulo acontecia a primeira Academia do Pintor, outra turma recebia o mesmo conteúdo, só que há 1.493,49 km da sede no Belenzinho. Lá em Feira de Santana, apadrinhados pela Família Matiz, um grupo de 6 educadores realizavam um piloto do que se tornaria a Academia do Pintor Itinerante.

Para qualquer um que, naquele momento, apresentássemos a ideia de levar um curso noturno de duas semanas para profissionais que passavam o dia todo em trabalho pesado na obra, a resposta seria: “Vocês estão loucos!”.

Mas não foi isso que ouvimos do nosso parceiro, Cita. Entusiasmado, soltou de imediato um “quando começamos aqui na Bahia?”.

40 anos Futura Tintas – Capítulo 5 – Universidade Futura Tintas: ItineranteCita e suas irmãs Leila e Ieda, proprietários de uma rede de 14 lojas na Capital e interior da Bahia, entenderam a Academia Itinerante como um presente para seu mercado: “Cursos desse porte na grande São Paulo podem até ser comuns… mas no interior da Bahia? Nunca perderíamos essa chance.” O recrutamento de 24 pintores profissionais pela loja foi super bem sucedido e num espaço patrocinado pela rede Matiz começamos a conhecer grandes histórias.

40 anos Futura Tintas – Capítulo 5 – Universidade Futura Tintas: Itinerante

Uma delas, a do pintor Inésio, um pintor que na época estava com 50 anos de idade, um dos melhores pintores de Feira de Santana, cliente da Matiz e amigo de todos na loja. Aceitou o convite para participar da primeira Universidade Itinerante logo de cara e não faltou a nenhuma aula. Inésio (que além de pintor também é maratonista), tinha um pique que deixava a todos no chinelo. Na formatura, Inésio dedicou seu certificado para sua mãe de 80 anos que estava presente e muito emocionada disse a todos: “eu nunca imaginei que veria um filho pegar um diploma”. A cena marcou padrinhos e educadores para sempre, era um sinal de aprovação, estávamos no caminho certo.

40 anos Futura Tintas – Capítulo 5 – Universidade Futura Tintas: ItineranteDois anos depois, a Matiz promoveu um reencontro comemorativo para ouvir as histórias de evolução dos primeiro alunos da Universidade Futura Tintas, e lá estava Inésio, mais uma vez pronto para emocionar a todos. De cara disse que gostaria de fazer um depoimento e que seria bom que alguém gravasse, e então contou que com o que aprendeu com a Futura, progrediu na profissão que tanto amava, formalizou seu negócio de pintura e, finalmente, conseguiu comprar uma casa.

Cita, Leila e Leda estavam certos e aí não pararam mais. Já são mais de 100 pintores de Alto Valor apadrinhados pela Matiz, espalhados em Alagoinhas, Catu, Cruz das Almas e Salvador. Já são mais de cem pintores de Alto Valor espalhados pela capital e interior da Bahia.

 

 

Deixe seu Comentário!

Pular para o conteúdo