40 anos Futura Tintas – Capítulo 42: Última Turma Afuturar

De volta para Posts

40 anos Futura Tintas – Capítulo 42: Última Turma Afuturar

O capítulo de hoje traz a última turma do Afuturar. Os últimos episódios ficaram longos, mas nossa história sem apresentar esses personagens ficaria incompleta. Prossigamos para que fique aqui o registro de cada um, nosso tributo a essa gente que faz a Futura ser a empresa que é.

Patrícia Costa, Patrícia Haither e Sandra conduziram todos os dias as aulas desde abril até o comecinho de agosto. Apesar do cansaço, já sabiam o quanto sentiriam saudades dessas manhãs. Para agravar a sensação, a turma 7 era composta de pessoas empolgadas, interessadas e bem-humoradas, verdadeiros presentes para educadores.

Retribuir quando recebemos algo incrível e que nos faz crescer é o jeito Futura de ser. Toda última aula do Afuturar, então, era o momento de uma ação solidária, um exercício de retribuição ao mundo por tantas coisas maravilhosas que já temos. Para ficar ainda mais mágico, nessa etapa do Afuturar juntam -se a nós alguns pintores formados na Universidade que se apresentam para agradecer a ao time da Futura por contribuírem com um propósito que mudou suas vidas. 

As ações solidárias das turmas do Afuturar aconteceram na Casa de David e na Casa dos Velhos Irmã Alice. A turma 7 cuidou da última etapa de renovação das alas da Casa Irmã Alice em Guarulhos.

Nessa turma, quem puxa a fila é a Eliana, nossa líder da segurança do trabalho. Gosta de cuidar de gente, por isso escolheu a profissão. Ela e o Marcelinho da produção uniram-se para renovar o quarto de dormir dos dois vovôs. Apesar da boa experiência com tinta, o manejo da pintura foi orientado pelo pintor educador Gustavo.

Gustavo também se desdobrou para instruir o tímido William da expedição. William mal falava seu nome de tanta vergonha, mas na hora de pegar no pesado mostrou que não tinha nenhuma timidez. 

O pintor Amós, um dos nossos PAVs mais próximos e mais atuantes, ajudou a Suely do financeiro e o Robinho da expedição a dar um trato num dos quartos da ala de repouso. 

No quarto ao lado estava Juliana, que entende muito de tinta na técnica, e se esforçou para entender de pintura na prática. Juliana é a recordista dos mais novos na Futura, mal tinha sido contratada e topou participar mesmo antes do início do trabalho, só para entender melhor como se adaptar. O sábado pra ela foi incrível, ainda mais por ter como dupla na pintura o Plínio, o aclamado professor da escola do pintor, dando show da preparação até a finalização.

Joaquim, um dos nossos mais amados porteiros, é novo na Futura mas nos conhece desde bebezinho. Ele, o Zaca (mais de 20 anos de Futura, o mais participativo de todo o time) e o Douglas (filho do Jailton), foram assessorados pelo PAV Arruda e deixaram a enfermaria e o consultório médico dignos de uma clínica 5 estrelas.

Horácio e Kaique, parceiros de trabalho no dia-a-dia da expedição, encarregaram-se de cuidar das salas da administração. Capricho foi a palavra de ordem dessa dupla.

Para deixar o ambiente todo renovado, nosso professor Hudson e o pintor Rodrigo, ajudaram os alunos Alan, Edilson, Luizão e Patrick a darem um trato federal no corredor. Esses meninos trabalharam muito, quanta excelência eles aplicaram, já que são muitos recortes, infinitos detalhes, e uma grande extensão …haja dedicação.

O refeitório, maior área da casa a ser revitalizada, ficou com Alfredo e Tatiana do laboratório, Sebastião da resina e Denis da produção. O professor, pintor André, não só ensinou como pintou muito também, porque a Tati está esperando o Pedrinho e então todo mundo queria poupá-la de maiores esforços.  O pintor, as educadoras, os colaboradores da casa ….

Fim do dia, fim da ação e fim da primeira rodada de Afuturar.

Concluído nosso trabalho na Casa dos Velhos Irmã Alice, Sandra Campos, idealizadora do Afuturar, metida a compositora de paródias, homenageou essa turma linda com uma letra musicada na melodia “Conselho”, do grupo revelação.

A música puxou esse vídeo, com os melhores momentos da trajetória das turmas e, com ele, nos despedimos do Afuturar.

Semana que vem  prosseguiremos com mais textos. Não sabemos pra vocês, mas aqui, pra nós da Futura, será Natal. Até lá!

Compartilhar este post

De volta para Posts