40 anos Futura Tintas – Capítulo 7 – Educadores Solidários
Uma das Trends mais interessantes nas redes sociais é a proposta “Publique alguma coisa que só você tem e que é muito legal”. Com certeza a publicação da Futura Tintas seria uma foto dos seus Educadores Solidários.
Time bom e arrojado todo mundo tem.
Colaboradores que se desafiam, todo mundo tem.
Gente competente e engajada, todo mundo tem também.
Mas, colaboradores coloridores de vidas, que dedicam uma noite do seu mês para solidariamente compartilhar ensinamentos com pintores, que aceitaram longas horas de treinamentos difíceis, que exigiam paciência, concentração e muita superação, só tem aqui.
Talvez esse tenha sido o principal desafio do Ivo Ribeiro, transformar pessoas da lida da fábrica e do escritório em educadores, um pessoal cheio de força de vontade, mas com nenhum traquejo com a sala de aula.
A ideia de convidar os próprios colaboradores para serem os educadores foi recebida pela liderança com um pouco de ceticismo, mas bastou uma reunião para fazer o convite e já tínhamos mais de 30 mãos levantadas.
Foram meses de preparação, longas aulas, hora entender a realidade do pintor, hora entender como conduzir uma sala de aula. Nem tudo na caminhada são flores, só quem passou e está lendo vai se lembrar dos vários momentos de frustração, das reuniões difíceis, e o medo de não conseguir apesar de tudo. Parecia que sempre faltava alguma coisa.
Mas a mágica da força de vontade é justamente é essa: tem medo?!?, vai com medo mesmo. Todos encararam seus primeiros dias na sala de aula e, com os passar dos minutos, ali na frente dos alunos, perceberam que há um elemento que faz tudo se encaixar e fazer sentido: a participação dos alunos e a troca de experiências.
Escolheram ser educadores solidários porque acreditam num mundo de prosperidade.
O exemplo é tão contagiante que já se juntam a nós, com frequência, pintores que passaram pelo processo de educação. Eles voltam como educadores, participam da últimasemana, compartilham olhares e percepções.
Ane, Aninha, Anézia, Bell, César, David, Délcio, Diniz, Divaldo, Elba, Eliane, Erika, Francilene, Felipe, Fernando, Hudson, Natália, Leandro, Patricia Costa, Haither, Plínio, Rafaela, Ricardo, Ronaldo, Sandra, Silvana, Suely, Vana, Paulinho, Tegani, Thalissa e Tom não estão esperando pelas reformas fiscais ou por acontecer uma troca de governo para melhorar nosso país, decidiram fazer já um país melhor.