40 anos Futura Tintas – Capítulo 4: Pintar é com Pintor!
Agente mais significativo da nossa cadeia, o PINTOR é peça chave para a pintura ser mais do que colocar cor nos ambientes: ele transforma tinta em beleza, saúde e arte. Os pintores contribuíram muito com o crescimento e fortalecimento da nossa marca, mas foram ainda mais fundamentais, quando despertaram em nós o desejo de contribuir para desenvolvimento e valorização da classe. Do despertar desse desejo e da ânsia para descobrir o “como” até a descoberta do nosso propósito, foi um passo.
A primeira aula da Universidade Futura Tintas aconteceu dia 08 de setembro de 2014. Já de largada, percebemos o quanto seria especial essa nova jornada. Na aula inaugural, todos os educadores solidários estavam reunidos ao fundo da sala para acompanhar o primeiro dia, uma grande novidade para todos. No meio das apresentações, um aluno levantou a mão e disse que não tinha certeza se conseguiria comparecer todos os dias, pois, se não aparecesse uma obra, não teria dinheiro para pagar as conduções até o final do curso. Imediatamente, o educador respondeu: fique tranquilo daremos um jeito. Nesse momento, outros dois alunos levantaram a mão; e no fundo da sala os educadores se olharam e pensaram, será que mais dois vão dizer que estão sem dinheiro para condução? E então, esses dois alunos se ofereceram para pagar a condução do colega para que ele não perdesse nenhum dia de aula.
Vislumbramos ali o nascimento de uma comunidade de pintores que se ajudam, se apoiam e crescem juntos. Que topariam sim ficar numa sala de aula para aprender e aprimorar suas vocações.
Os dias foram se passando, um a um trazendo histórias novas, experiências diferentes. A primeira Academia do Pintor do ano de 2014 foi a maior de todas as edições, durou 3 meses, mas passou tão rápido que quando percebemos estávamos realizando nossa primeira formatura.
Repleta de emoções, nem conseguíamos demonstrar nosso carinho e gratidão por todos aqueles alunos que nos fizeram educadores, nos mostraram o que dava certo e também o que não seria necessário.
A vivência com os pintores e suas histórias repletas de amor pela profissão nos encorajou a levantar com força uma bandeira: Pintar é com Pintor.