40 anos Futura Tintas – Capítulo 30 – Negociadores do Nordeste
Inspirados pelo ditado: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”, que nosso negociador Marcio Albi, segue à risca, vamos falar dos Negociadores do Nordeste.
Márcio Albi, o representante do sertão, tem como marca registrada aqui na Futura não medir esforços para estar sempre presente nos pontos de vendas de nossos clientes. De carro ou de caminhão, segue uma rota de visita fiel, todos os meses. Para ele estar sempre próximo e mantendo a chama do relacionamento sempre acesa, é o segredo de tudo que construiu na sua região.
A história de Márcio com a Futura começou quando ele se mudou para a Bahia em 2007, literalmente com uma mão na frente e outra atrás. Arrumou um trabalho de auxiliar do gerente da Futura que havia na região, em seguida fez um curso técnico na Corob (fornecedor de máquinas tintométricas) e um curso de produtos no nosso laboratório aqui em SP e começou a atuar como técnico e dando treinamentos e palestras para nossos clientes na região do Sul da Bahia. Em meados de 2009, chegou a pensar em sair da empresa, mas seu gerente na época o impediu e, confiando em seu potencial, deu a ele as regiões de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Nordeste da Bahia que até hoje fazem parte de sua carteira.
Segundo ele, a Futura foi um divisor de águas em sua vida e, se ele vivesse 3 vidas, estas não seriam suficientes para pagar tudo que ele já conquistou trabalhando aqui. Foram nesses 14 anos de Futura que ele conquistou suas casas, formou seus filhos, viveu desafios, se superou, se reinventou e hoje possui uma carteira com 53 clientes ativos.
A lida ainda é muita dura, todos os meses passa mais de 20 dias longe de casa, para levar aos clientes o que tem de melhor: seu carisma, proximidade e amor pela marca.
Mas se parece difícil hoje, já foi muito mais trabalhoso: por muito tempo, levava sua roupa em cabides no carro e dormia e tomava banho em postos da Polícia Rodoviária e em postos de gasolina para poder economizar, pois sua região era muito extensa e precisava de muito combustível. Como não tinha notebook e nem internet disponível, usava o fax dos postos para passar todos seus pedidos para a Cristina na fábrica.
Márcio nunca esquece seu primeiro pedido e chora ao contar suas lembranças desse tempo. Uma das coisas da época que o marcou foi apoio que recebeu do Wagner Borges, também negociador da Bahia. O amigo, que era mais experiente, o ajudava a entender as simulações, os cálculos de preço e o traquejo com os pedidos.
Wagner Borges também continua com a gente e está na Futura desde 2008, são 13 anos, atuando na região oeste da Bahia, nas cidades de Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro e em Petrolina que fica no estado de Pernambuco.
Esse é outro que trabalha incansavelmente numa região de mais de 1000 km. É um vai e vem pelas estradas que cortam o cerrado e vales que margeiam o magnífico Rio São Francisco. A companheira habitual de Wagner é a saudade de sua esposa Eliude e de suas filhas Julia e Geovanna.
Wagner é um entusiasta da Universidade Futura Tintas, tanto que em sua região já realizamos cinco Universidades Itinerantes, todas muito marcantes. Para ele, a Futura hoje tem identidade e não só a melhor tinta, tem muita parceria com o cliente.
Na região sudoeste e sertão da Bahia temos o Fábio, que já está conosco desde 2009. Além de Negociador, ele é lutador de Jiu-Jitsu e amante dos Pit Bulls e, como a maioria deles, só têm cara de bravo: seu coração solidário, o faz levar seus cachorros para visitar abrigos de pessoas idosas para fazer com que o dia delas seja mais alegre e também o leva a dar aulas de Jiu-Jitsu no projeto Sementes de Esperança que atende a mais de 70 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no distrito de Pilões ena cidade de Candiba.
Nestes 12 anos de Futura, Fábio construiu uma região praticamente do zero, que hoje conta com 21 clientes ativos e apaixonados pela marca. Também já realizou uma academia itinerante em sua região, junto com os proprietários da loja Jequié Tintas e coloriu a vida de 25 pintores da cidade.
Do outro lado da Bahia, temos o xará do Fábio, mas só que esse é um Fabão. Grande no tamanho e na competência, ganhamos o Fabão de presente de um dos nossos mais queridos parceiros, a Rede Matiz, onde Fábio trabalhou por 21 anos. Com um grande desejo de empreender, Fabão veio somar ao nosso quadro de negociadores trazendo uma visão sistêmica, conhecimento técnico e uma inteligência emocional de fazer inveja.
Sua gentileza e disponibilidade (Fabão está sempre pronto a atender qualquer demanda) já o fizeram ganhar a confiança dos clientes que assumiu.
Mas não são só homens de negócio que representam a Futura por aí: vamos falar da querida Mileide, que vem trabalhando o belíssimo Sul da Bahia e cuida de 26 municípios.
Recém-chegada, entrou para nosso time em setembro de 2020 e, mesmo com a pandemia, não deixou a peteca cair: conseguiu prospectar e alavancar vendas em 7 clientes da região. Um verdadeiro UAU para nós. Nesta foto, ela está em nosso parceiro Comercial Italuíza, que já nos recebeu de braços abertos para um treinamento em sua loja. Como estamos felizes com uma integrante feminina em nosso time do nordeste.
Apesar da distância, o trabalho persistente desses negociadores, o voto de confiança dos lojistas e a aceitação dos pintores, foram essenciais para a Futura ganhar expressividade também nesse pedacinho tão caloroso do Brasil.