Patologia: Umidade, o que podemos fazer?

umidade

Share this post

Patologia: Umidade, o que podemos fazer?

Qual o pintor que nunca se deparou com um problema ou uma patologia antes de começar a pintura? A maioria das vezes não é só dar uma quebradinha de lixa, você precisa estar preparado para orientar o seu cliente de que existem situações que inclusive dependem de outros profissionais. E quando a patologia é umidade, o que podemos fazer?

Sabemos que a umidade é a campeã disparada de todas as patologias e temos que tratar a correção da parede antes de iniciar a pintura. Mas antes você precisa saber que existem dois tipos de umidade: a positiva e a negativa.

Umidade Positiva

patologia umidade o que podemos fazerÉ o tipo de umidade que ocorre de cima para baixo ou de fora para dentro. Ocorrem por problemas nas telhas, vazamentos nas lajes, rufos e/ou calhas. As manchas aparecem na parte superior da parede ou até no teto. Primeiro aparece a mancha de umidade, posteriormente o descascamento e o por último o mofo, que é o pior estágio.

Correção

Bloquear adequadamente a entrada de umidade, aguardar a secagem completa da superfície e avaliar o quanto essa superfície ficou comprometida. Se o reboco foi afetado terá que ser refeito com cimento ou argamassa. Agora, se for imperfeição rasa será necessário aplicar o Fundo Preparador para Pintura da Futura Tintas, corrigir com Massa Acrílica e depois aplicar a Tinta Acrílica Fosco Absoluto.

Umidade negativa

patologia umidade o que podemos fazerÉ o tipo de umidade que ocorre de baixo da fundação da casa quando não é feita a impermeabilização necessária. Nesse caso, a correção é um pouco mais complicada. Será preciso desgastar o reboco até chegar no tijolo e 1,50m para baixo. Aplicar o impermeabilizante, refazer o reboco, aplicar uma demão de Fundo Preparador para Pintura da Futura Tintas e depois refazer a pintura com Massa Acrílica e Tinta Acrílica Fosco Absoluto.

Atenção: paredes externas que não tenham reboco ou uma pintura adequada podem ser a porta de entrada dessa umidade que, posteriormente vai desgastar a pintura interna.

Correção

É preciso regularizar o reboco, aplicar uma demão de Fundo Preparador para Pintura da Futura Tintas, regularizar com Massa Acrílica e aplicar a Tinta Premium Emborrachada Ação do Tempo da Futura que forma uma película “emborrachada” super impermeável e flexível, capaz de acompanhar os movimentos naturais de dilatação e contração das superfícies.

Pintor, caso você tenha treinamentos e habilidades para realizar essas correções antes da pintura, é um adicional. Mas caso não tenha, chame um telhadista ou pedreiro, eles são os mais indicados para fazer esse tipo de trabalho. Faça essa parceria com eles, assim você consegue se dedicar ao que mais precisa realizar: que é finalizar o trabalho com chave de ouro. 

Se você quer mais informações específicas sobre preparação de superfícies ou detalhes técnicos desses produtos acompanhe o Blog da Futura e nosso canal no Youtube.

Pintar é com Pintor, Pintura é com Futura.

 

Deixe seu Comentário!

Pular para o conteúdo