Como conservar e armazenar tintas abertas

tintas abertas

Share this post

Como conservar e armazenar tintas abertas

Armazenar tintas é uma das tarefas mais importantes do pintor e deve ser feita de maneira que melhore a organização, o fluxo de trabalho e evite o desperdício. O processo é bem simples mas exige atenção. Veja a seguir as dicas que preparamos de como conservar e armazenar tintas abertas.

É natural que você tenha terminado um determinado projeto de pintura e sobre tinta. Aqui vamos ensinar e dar algumas dicas de como conservar este produto de forma que você consiga prolongar sua vida útil do produto com segurança e qualidade até o próximo projeto.

como conservar e armazenar tintas abertasPrimeiramente é preciso identificar a melhor maneira para que possam ser reutilizados sem perder suas propriedades e qualidade por mais tempo. Nesse caso, nunca dilua toda a tinta da lata, uma vez diluída ela não pode mais ser armazenada pois perde suas propriedades. As tintas esmalte diluídas com aguarrás não sofrem este efeito e podem ser guardadas normalmente.

Se você já tem o intuito de reutilizar o produto que sobrou é importante manter as latas de tinta bem limpas depois de separar a tinta que não foi diluída, dessa forma você garante a vedação completa da lata e impede que o ar entre e estrague o produto. 

Importante: as latas de tintas acrílicas, à base de água e de látex devem ser limpas com água; as latas de tintas óleo, esmalte sintético e vernizes devem ser limpas com solvente.

Depois de limpar e fechar a lata é hora de escolher o local apropriado para armazenamento. O ideal é que seja guardada em um local arejado e seco, como indicado na própria lata. O calor em excesso endurece a tinta, portanto, evite deixar as latas expostas ao sol.

Outra dica importante para melhor conservação da tinta aberta é armazená-las de cabeça para baixo. Certifique-se de que a lata está bem fechada e em seguida vire-a de cabeça pra baixo e deixe-a nessa posição. Uma película vai se formar no fundo recipiente, esse truque permite que, ao virar a lata para reuso, o restante do produto já estará pronto para ser reutilizado.

Os pinceis, trinchas e rolos também devem passar pelo processo de limpeza antes de serem armazenados. Retire o excesso de tinta com jornal e em seguida remova todo o excesso de produto nas cerdas. Se a tinta for à base de água, limpe-os diretamente na água. Agora, se a tinta for à base de solvente, mergulhe as ferramentas no mesmo produto diluente utilizado na tinta até que a tinta saia totalmente das cerdas. Depois é só lavar com água e sabão e deixar secar.

Como fazer o descarte dos produtos

Fique atento ao descarte! Se você não guardou a tinta corretamente ou deixou passar o prazo de validade e agora precisa fazer o descarte do produto, fique atento! O descarte incorreto pode contaminar água e solo e trazer riscos à saúde, assim como, danos ao meio ambiente. Verifique na prefeitura da sua cidade quais empresas fazem esse tipo de coleta. Já as latas vazias devem ser encaminhadas para um local de reciclagem.

Outro destino favorável que você pode dar para uma lata de tinta que não terá utilidade posteriormente é através da doação: Escolas, Casas de Repouso, Unidades de Saúde, ONG’s ou centro comunitários que possa fazer bom uso do material.

Deixe seu Comentário!

Pular para o conteúdo