Dicas de pintura para o verão

dicas de pintura

Share this post

Dicas de pintura para o verão

Clima quente x Pintura

Hoje nosso tema é sobre dicas de pintura para o verão. O início do ano é uma época muito favorável para fechar projetos de reforma, afinal muitas pessoas acabam optando por renovar suas casas. Saber em qual estação a pintura será realizada faz toda a diferença no resultado e na durabilidade da coloração. Por isso é importante frisar a necessidade de montar um cronograma antes de dar início aos trabalhos de pintura no verão, época do ano onde o clima é quente, mas as pancadas de chuva são intensas.

O verão é sinônimo de calor, clima quente, sol forte e as temperaturas nas alturas, porém para um projeto de pintura essa é uma notícia para ficar em alerta, devido a chegada de grandes pancadas de chuva.

De olho na previsão do tempo! Essa é uma das principais dicas de pintura para o verão.

Qualquer que seja o projeto de pintura ele exigirá planejamento, independente de qual for o tamanho da obra, definir os processos e o cronograma do seu trabalho é fundamental para o bom andamento do seu serviço. Confira a previsão do tempo, calculando os dias de chuva e sol e deixe isso bem alinhado com o cliente. Essas informações você pode buscar diretamente na internet, basta digitar: ‘previsão do tempo + nome da cidade’, o resultado sai imediatamente.

Uma outra opção é acompanhar os telejornais da sua região que, religiosamente falam sobre a previsão do tempo. Hoje em dia você também pode contar com a facilidade dos aplicativos para celular, são diversas plataformas que abordam temas como meteorologia, clima e etc.

Confira a umidade do ar!

Como os meses de novembro, dezembro e janeiro marcam o fim da primavera e começo do verão, a umidade do ar pode atrapalhar as obras pelas grandes possibilidades de chuvas, o que afeta diretamente a execução do serviço. Uma dica dos nossos profissionais mais experientes é que você, opte, principalmente nessa época do ano, por realizar o seu trabalho no período da manhã, pois é muito comum ter pancadas de chuva a tarde, dessa forma você garante seu dia de trabalho.

Uma ferramenta indispensável é uso da lona, caso caia uma chuva rápida de verão, você pode cobrir a superfície que está sendo pintada, assim como proteger os materiais de trabalho, para retomar a pintura assim que a chuva passar.

A condição do clima ideal para executar projetos de pintura são dias com temperatura entre 10° e 25°C, com a umidade relativa do ar inferior a 85%. A umidade do ar é o fator mais importante nesse caso, pois se a umidade estiver muito alta, acima de 70%, mesmo que abaixo dos 85% de limite recomendado, o tempo de secagem vai ser maior, então você vai ter que esperar um pouco mais para dar a segunda demão.

Atenção aos cuidados.

Além da chuva, o calor também pode dificultar a realização do seu trabalho. Isso porque a tinta possui um limite de tolerância à umidade e a temperatura, logo, quanto maior a temperatura, mais rápida será a cura da tinta e a secagem rápida acelera o endurecimento da mesma. O clima quente também propicia o aparecimento de bolhas, descascamento e rachadura que podem surgir depois da aplicação da tinta. Nesse caso, sempre avalie a temperatura do local que a tinta será aplicada.

Não esqueça dos cuidados pessoais, pintor! Protetor solar todos os dias, beba bastante água e faça uso de bonés e chapéus para se proteger do sol nos dias quentes.

Vale lembrar, que se o projeto for pintura em ambientes internos não há problemas em executar o trabalho em dias de chuva, desde que você seja cuidadoso e leve em consideração os destalhes necessários. O mais importante é ter clareza do seu cronograma e definir os processos detalhadamente antes de executar o seu trabalho para garantir o dia de serviço.

Deixe seu Comentário!

Pular para o conteúdo