Empreendedorismo feminino: conheça as pintoras que conquistaram o mercado

empreendedorismo feminino

Compartilhar este post

Empreendedorismo feminino: conheça as pintoras que conquistaram o mercado

O empreendedorismo feminino é fruto do avanço na garantia dos direitos femininos e no caminho à equidade entre homens e mulheres, além de celebrar a diversidade, a quebra de paradigmas e uma desejável renovação no mundo dos negócios.

Em meio a um cenário adverso, as mulheres buscam ser donas das próprias carreiras. O número de empreendedoras cresceu 40% em 2020, chegando a 30 milhões. É o equivalente a quase metade do mercado empreendedor (48,7%), segundo informações da Rede Mulher Empreendedora (RME). Empreender é uma atitude de determinação, coragem e inovação, seja para abrir seu próprio negócio, seja para ascender na hierarquia de uma empresa. Por meio do empreendedorismo feminino as mulheres estão construindo independência. Nesse sentido, a presença de mulheres no mercado de trabalho destacou o valor do desenvolvimento de habilidades cruciais para a administração de equipes, empresas modernas e também na construção civil.

O crescimento das mulheres no mercado de trabalho

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a participação feminina na construção civil e industrial cresceu cerca de 50% nos últimos anos. Atualmente, são mais de 200 mil mulheres ocupando cargos nos escritórios de engenharia, indústrias e no canteiro de obras. À medida que o mercado se desenvolve, mais oportunidades surgem para que elas coloquem a mão na massa. Além dos cursos superiores, os cursos profissionalizantes tem grande peso no aumento da presença de mulheres na construção civil. Com esses cursos, as mulheres começam a disputar espaço com homens, principalmente como azulejistas, pintoras e eletricistas.

A presença das mulheres na pintura tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e nós, da Futura Tintas, não poderíamos deixar de expor e homenagear essas Mulheres Empreendedoras que nos cercam. Veja agora o depoimento da Monica, da Suzana e Juliana que conquistaram seu espaço de forma muito merecida no mercado da pintura imobiliária.

Mulheres no Reparo

Mulheres no Reparo é uma empresa que surgiu da demanda que existia no mercado de pintura imobiliária por mulheres, onde é ofertado um serviço de qualidade e honesto. Mesmo com pouca experiência na área Suzana e Juliana começaram a empreender. Apesar dos desafios que elas enfrentam diariamente na profissão, Mulheres no Reparo já completou 4 anos de história e é com orgulho que elas dizem que o maior prestigio do trabalho é ver a felicidade e satisfação de seus clientes com os projetos finalizados. Suzana ainda ressalta que, esse reconhecimento se da por conta de sua incessante busca por aprendizado, fazendo cursos de reciclagem na profissão buscando cada dia mais conhecimento.

Outra história que trazemos para vocês é de Monica, que junto de seu esposo decidiram se mudar para os Estados Unidos. Com essa nova fase que se dava inicio Monica decidiu por ingressar na área de construção civil. Ainda no Brasil se especializou na pintura fazendo diversos cursos e descobriu sua paixão. Dentro da profissão Monica conheceu outras mulheres que assim como ela também tem como profissão a pintura e isso agregou mais conhecimento ainda para o seu dia a dia. É pela persistência em não desistir apesar dos obstáculos que ainda enfrentam que ela destaca: é necessário continuar e nunca parar.

A busca por condições iguais de trabalho ainda parece ser longa, mas as mulheres já demonstram todo o seu potencial e competência para desenvolver negócios inovadores, criativos e revolucionários.

Em nosso canal do Youtube tem um vídeo especial do depoimento dessas mulheres empreendedoras que nos inspiram diariamente.