Descarte de tinta: como evitar o desperdício de tinta e como fazer o descarte correto

descarte de tinta

Share this post

Descarte de tinta: como evitar o desperdício de tinta e como fazer o descarte correto

Descarte de tinta: Você sabia que o descarte incorreto de tintas pode causar danos irreparáveis à natureza? Muitas pessoas descartam tintas e acessórios de pintura no ralo, nas pias, em terrenos baldios – porém essa prática é extremamente equivocada. Por se tratar de um material com componentes químicos, esse produto apresenta risco para a saúde e para o meio ambiente. Nesse texto vamos explicar como o descarte da tinta e da embalagem deve ser feito de maneira correta e sustentável.

Antes de falar sobre o descarte temos um ponto importante para ressaltar: a quantidade certa de tinta que você precisa para o seu projeto de pintura. Sabendo calcular a quantidade de tinta necessária, você economiza e evita o desperdício de material. Essa orientação é para tratar sobre consumo consciente, aproveite e confira a matéria em nosso blog que explica detalhadamente como calcular a quantidade de tinta para a obra.

No entanto, se mesmo com o cálculo, acabar sobrando tinta e não for possível sua reutilização, nós da Futura Tintas temos o dever, como fabricantes e responsáveis, de informar aos nossos clientes e parceiros a maneira correta de executar o descarte. Veja.

Quais são os impactos ambientais do descarte incorreto?

As tintas, vernizes e solventes, são materiais com compostos químicos que apresentam risco para saúde humana e para o meio ambiente. Dessa forma, ao fazer o descarte da tinta é necessário ter muita atenção, visto que este, quando feito de maneira incorreta pode causar impactos ambientais severos.

Algumas pessoas descartam os restos desses materiais no solo, de maneira errada e irresponsável. Abaixo do solo há o lençol freático, que é importante para o abastecimento de água doméstico e para as atividades econômicas, além, é claro, de ser responsável por alimentar rios, lagos e oceanos. Ou seja, o descarte de um produto químico em bueiros, pias e tanques pode levar para rede fluvial e contaminar o curso da água.

O impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de produtos químicos tem consequências graves e pode levar até 300 anos para a descontaminação desse lençol. Logo, podemos ter dimensão do quão grave podem ser as consequências de um ato equivocado como este.

Descarte de tinta

A tinta é um produto químico abrasivo e inflamável, por esse fato o descarte precisa ser especifico afim de evitar poluição e incêndios. Existem diferentes tipologias de tintas e cada uma delas merece tratamento adequado, por exemplo:

Tintas à base de látex e solventes

Com essa tipologia de base o mais indicado é deixar que a tinta se solidifique, ou seja, deixe que ela seque até que vire um material sólido. Caso o volume seja muito grande pode-se usar a areia e misturar com a tinta para acelerar o processo. Depois de seca, triture ou quebre as sobras e descarte-as normalmente para serem enviadas a aterros sanitários.

Descarte da embalagem

Latas de aço são 100% recicláveis e podem voltar ao ciclo de reciclagem se estiverem limpas e livres de substancias toxicas. De olho neste seguimento, a resolução CONAMA 469/2015 passa a alterar a legislação sobre resíduos de construção civil (RCC) e considera latas de tinta vazias como resíduos recicláveis, desde que sem resíduos líquidos.

A lata de tinta vazia deve ser encaminhada para um local de reciclagem, tais como:

♦ Cooperativa de catadores de material reciclável;

♦ Empresas de sucata.

♦ Área de transbordo e triagem (ATT) autorizada pela prefeitura

♦ Centro de reciclagem PROLATA

♦ Postos de Entrega Voluntária

Também se recomenda furar as latas para evitar reuso e contaminação e esperar que o resto de tinta que fica na embalagem seque, antes de enviar para a reciclagem. Outra opção interessante é o uso da lata de aço para artesanato, são inúmeras ideias criativas, em nossas redes sociais tem uma publicação super interessante de uma lata de aço da Futura Tintas que foi reciclada e virou um lindo vaso de plantas, você pode conferir clicando aqui.

Lavando as ferramentas

Se você usou um produto à base de água, o ideal é lavar com água e, depois, com água e sabão. Se tiver esgoto tratado, descarte os resíduos em ralos ou tanques, não descarte em bueiros, bocas de lobo e muito menos no solo.

Se você usou um produto à base de solvente, o correto é lavar com o solvente utilizado na diluição. E depois despejar os resíduos em areia, mas nunca no solo. Evaporou? Descarte no lixo comum.

Lei e responsabilidade empresarial

A cidade de São Paulo, dispõe da Lei 15.121/2010 que determina que os produtores e comerciantes de solvente, tinta e verniz são responsáveis pela coleta desse tipo de lixo, tanto residenciais quanto industriais. Após essa coleta, haverá a reciclagem ou até mesmo a reutilização dos produtos devolvidos pelos clientes. A lei também proíbe (produtor, comerciante e consumidor) que o descarte seja em lixo comum. Aqui na Futura Tintas nós instruímos nossos clientes, parceiros e alunos a utilizar o material por completo o máximo possível.

A construção civil é a atividade que mais gera resíduos no mundo, fazer a sua parte colabora também com um planeta mais limpo! Conheça o sistema de coleta de resíduos da sua cidade, há pontos de entrega de resíduos em diversos lugares, portanto garanta a reciclagem dos materiais e em nenhuma hipótese contamine o solo com produtos químicos.

 

Deixe seu Comentário!

Pular para o conteúdo