Desde a sua implantação, em 2002, o Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias, coordenado pela ABRAFATI, mudou o panorama das tintas no País, contribuindo para o aprimoramento dos produtos e o ordenamento do mercado.
Ao longo desse período, foram criados parâmetros claros, concretos e científicos de avaliação das tintas imobiliárias, com a publicação de mais de duas dezenas de normas ABNT (NBR) e a revisão posterior de várias delas, refletindo a evolução do mercado e da tecnologia. Quatro dessas normas destacam-se por serem de especificação: uma para tintas látex foscas de cor clara, outra para massas niveladoras, a terceira para esmaltes brilhantes/tinta óleo e um projeto de norma, em processo de aprovação, para vernizes brilhantes à base de solvente para uso interior. O trabalho de avaliação técnica, amparado por essas normas, envolveu a coleta e análise de cerca de 10 mil amostras de tintas, sendo realizados mais de 25 mil ensaios de desempenho.
Como resultado direto do Programa, hoje cerca de 90% do volume de tintas imobiliárias vendidas no Brasil atende aos requisitos mínimos de qualidade. Esse percentual continua crescendo gradualmente, com o ingresso de novos fabricantes no PSQ e com a retirada do mercado ou o ajuste de marcas não conformes.
Abaixo está a versão atualizada do Atestado de Qualificação do Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias, com validade entre 16 de novembro de 2024 até 15 de fevereiro de 2025.