Futura tintas completa 35 anos

Imprensa 24.05.2016

Pioneira no processo de educação de profissionais da pintura e acidente com perda total de maquinário, marcam a trajetória da indústria nacional de tintas imobiliárias

Em abril de 2016, a indústria de tintas imobiliárias Futura Tintas completa 35 anos. No decorrer de sua história, foram muitas as transformações na empresa. Hoje, conta com mais de 120 colaboradores e atual linha de produtos da marca também mostra sua dimensão: são 24 itens, entre tintas, vernizes, esmaltes, massas e complementos para pintura predial e doméstica, além de resinas para a indústria de tintas.

Pouco a pouco, a Futura Tintas se expandiu e está presente em quase todo o território nacional. Sua atual fábrica conta com uma área de 10 mil m² e um laboratório químico próprio voltado para a elaboração de fórmulas de tintas e resinas. Desenvolveu, também, o sistema tintométrico Magia das Cores e é fundadora de uma ação pioneira no segmento, a Universidade Futura do Pintor.

Para este ano de comemoração, a empresa prepara uma série de mudanças na comunicação e forma de se relacionar com seus públicos, colocando em destaque especial o seu propósito “Colorir Vidas”.

O início da trajetória

A antiga Cortex, que mais tarde se tornaria a marca Futura Tintas, foi fundada em 1981 pela família Stiepcich. A princípio, era uma pequena fábrica de látex e massa corrida, 100% nacional, localizada em Sapopemba, Zona Leste de São Paulo.

Quando a Cortex completou sete anos, um fato marcante e triste se transformou em “divisor de águas”. No dia 4 de janeiro de 1988, primeiro dia útil daquele ano, uma grande enchente assolou o bairro de Sapopemba e destruiu completamente a fábrica. “A perda dos equipamentos foi total, mas, felizmente, ninguém ficou ferido. Apenas o estoque escapou da destruição. Houve uma desolação inicial, mas o que prevaleceu foi o espírito empreendedor”, conta Ricardo Stiepcich, sobrinho do fundador e, hoje, líder da Futura Tintas.

Em três meses, as novas máquinas da Cortex voltaram a produzir em modernas instalações na Rua Alexânia, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Como Ricardo queria manter os funcionários, a empresa adquiriu uma Kombi para fazer o transporte entre Sapopemba e o município vizinho. “Passado o susto, a tragédia só trouxe vantagens. Na crise, nasceram as oportunidades. A nova fábrica, maior que a antiga, passou a reunir no mesmo local unidade fabril e escritórios”, orgulha-se.

A volta por cima

No início da década de 90, Ricardo Stiepcich passou a ter o controle acionário da empresa. Logo em seguida, convidou Rubens Sidorovich para se tornar seu sócio e, na mesma época, nascia o nome fantasia Futura Tintas. Juntos, por meio de várias ações mercadológicas, quintuplicaram o volume de vendas e a marca passou a ser comercializada em todo território nacional. Foi, então, necessário ampliar a fábrica.

Em 1995, houve a ampliação do portifólio com a criação de novos produtos para a linha Futura. Em 1996 a empresa agregou seu terceiro sócio, José Edglê Teixeira, proprietário da Kariu, fabricante de resinas. Nessa época, a Futura Tintas estava localizada na Rua Umbuzeiro, em Guarulhos.

Ao fundirem as empresas, em 2004, houve mais uma mudança de endereço, desta vez para a Rua Panambi, também em Guarulhos, local onde está instalada atualmente. Neste período, além da resina alquídica, também foi introduzida em sua produção a resina acrílica (a base d’água).

De lá para cá, a empresa também investiu em tecnologia e na estruturação de um laboratório químico completo voltado à elaboração de fórmulas para resinas e tintas, sempre no mais alto controle de qualidade. “Tudo isso faz com que a Futura Tintas chegue a todo território nacional e seja reconhecida como uma marca que oferece qualidade a um preço justo, ao mesmo tempo em que fomenta um mercado de tintas mais ético”, conta Ricardo.

A Futura Tintas atua na estratégia de uma política comercial que preserva a atuação regional dos clientes, evitando a pulverização de lojas geograficamente muito próximas, de modo que o cliente possa desenvolver seu potencial com consistência e longevidade nessa relação.

Universidade Futura do Pintor

Da vontade de seus líderes em poder retribuir ao pintor toda a confiança que teve com a Futura Tintas ao longo dos anos, nasce a Universidade Futura do Pintor (UFP) – ação pioneira no segmento que aprimora gratuitamente conhecimentos dos profissionais que já estão no setor e, também, capacita homens e mulheres que desejam mudar de vida através da pintura imobiliária.

A Universidade Futura do Pintor, situada no bairro Belenzinho, visa formar especialistas sérios e qualificados para atender as atuais demandas do mercado com propriedade, responsabilidade e respeito, além de fomentar um mercado de tintas mais ético. Técnicas em pintura, de negociação, atendimento ao cliente, planejamento da obra, excelência na qualidade, gestão de recursos e iniciação digital fazem parte da grade da Universidade, que já profissionalizou mais de 450 alunos desde sua fundação, em 2014.

“O projeto vai muito além de aulas tradicionais de pintura e tintas, promovendo a estes alunos uma nova forma de lidar com seu próprio negócio, através de um processo único de aprendizado, unindo conhecimento técnico e humano”, explica Ricardo. “Outro objetivo da Universidade é auxiliar esses profissionais a entregarem não apenas um bom serviço de pintura, mas a criar uma relação duradoura e de confiança com seus clientes”, completa. A Universidade Futura do Pintor disponibiliza dois cursos: a Escola do Pintor, destinada a quem aspira entrar na profissão, e a Academia do Pintor, só de pintores profissionais que desejam maior qualificação.

Comemorando com novidades

Para comemorar o trigésimo quinto aniversário, muitas surpresas estão por vir até o final de 2016 na Futura Tintas. Uma nova plataforma de comunicação para a marca, muito mais interativa, moderna e bonita, é uma das novidades. “Com isto será possível reconhecer nossa presença multicanal, que traz nossa assinatura inconfundível com os tons de brasilidade tradicionais da marca, mas também um novo colorido vibrante para alguns materiais especiais”, conta Melissa Sartori, líder de marketing da empresa.

Ações de relacionamento, novidades em produtos e cores, além da própria expansão do programa Universidade Futura do Pintor, que vem conquistando não só pintores, como também consumidores, clientes, fornecedores, amigos e comunidade, também estão previstas. “Estamos fazendo um convite a todos para participar do nosso propósito, seja em nossas mídias sociais, impressas e ações com clientes e por onde a UFP passa, deixamos um rastro da nossa alegria, fé e convicção para todos continuarmos #colorindovidas!”, finaliza Melissa.

Serviço: Futura Tintas
SAC: 0800 773 2900
Site: http://www.futuratintas.com.br/

Informações para a Imprensa: Central de Fontes Comunicação
(11) 3825-3228 - www.centraldefontes.com.br
Thais e Silva (thais.esilva@centraldefontes.com.br)
Nathália Zagari (nathalia@centraldefontes.com.br)
Juliana Reis (juliana.reis@centraldefontes.com.br)

Logo - Futura Tintas

Rua Panambi, 225 – Cumbica - Guarulhos | São Paulo
CEP: 07224-130
Central de Atendimento 0800 773 2900 – Segunda à sexta
E-mail: futura@futuratintas.com.br

Quer conhecer o jeito
Futura de colorir vidas?
Então acesse:
www.unipintor.com.br

Unipintor - Futura Tintas
Agência Milagro