Dificuldades na hora de escolher e combinar cores?

Dicas 07.07.2017

Usamos a cor como uma maneira de nos expressar, para construir significado, passar uma mensagem. Mas afinal, o que é cor? Cor é o resultado da reflexão e absorção de irradiações eletromagnéticas/luz (natural ou artificial) quando emitida em um objeto qualquer (Substrato) e captada por um observador (olho humano). Portanto, as diferentes variações de luz, objeto e observador contribuirão efetivamente para o resultado das cores, e consequentemente, a ausência de uma destas três condições impossibilitará a formação das diferentes tonalidades.

Trata-se de um assunto amplo e a percepção das cores é algo que varia muito de pessoa para pessoa - diferentes observadores têm experiências com a cor de maneira diferente. Não existem cores erradas, o que importa é a maneira como você as usa (que combinações você faz, que mensagens quer transmitir, em que ambientes e situações você as utiliza, etc).

Por isso algumas cores combinam mais com determinados ambientes do que outros. Por exemplo, de maneira geral as pessoas optam por cores mais claras no quarto porque ajudam a relaxar e acalmar, ou escolhem cores mais quentes como o vermelho e o laranja na cozinha/sala de jantar, pois desperta o apetite e deixam o ambiente mais alegre, ótimo para receber os amigos. Essas percepções que temos sobre as cores são baseadas em estudos e pesquisas confiáveis e fundamentadas. Ter um conhecimento básico sobre as cores, como sua teoria, entender sobre a diferença entre cores quentes e frias, tonalidades, cores complementares, tudo isso já ajuda bastante na hora de escolher uma cor para pintar qualquer ambiente. Abaixo apresentamos alguns conceitos básicos, mas valiosos. Vamos ver?

CÍRCULO CROMÁTICO

O círculo cromático é composto por 12 cores, que representam as cores primárias (amarelo, azul e vermelho, que não podem ser obtidas através de outras), secundárias (laranja, violeta e verde, formadas pela mistura das cores primárias) e as terciárias, (seis cores compostas pela mistura das cores secundárias).

CORES QUENTES E FRIAS

CORES QUENTES

As cores quentes são o Vermelho, Amarelo e Laranja, e possuem como característica a transmissão de calor e adrenalina, e também são consideradas cores excitantes. Conforme estudos realizados, podemos afirmar que as tonalidades quentes estão relacionadas à vitalidade e alegria, porém dependendo da proposta do ambiente onde serão utilizadas, é importante considerar a harmonização com cores frias, acromáticas e/ou neutras. O uso das cores quentes em paredes caracterizará em uma pseudo diminuição do ambiente e quando aplicada em tetos irá caracterizar uma sensação de rebaixamento.

CORES FRIAS

As cores frias são o Azul, Verde e Lilás (ou Violeta), e estão relacionadas à água, mar, céu, gelo e possuem como característica a calma, tranquilidade, espiritualidade, podendo chegar a sensação de melancolia dependendo de como forem utilizadas, e, portanto, deve ser considerada a harmonia com tonalidades quentes, cromáticas e/ou neutras. O uso das cores frias em paredes caracterizará em um pseudo aumento do ambiente e quando aplicada em tetos irá caracterizar uma sensação de afastamento.

CORES COMPLEMENTARES E ANÁLOGAS

Combinações de Cores Análogas (ou cores vizinhas): são combinações do círculo cromático com as duas faixas vizinhas (esquerda e direita) da cor escolhida. A combinação por analogia geralmente resulta em ambientes harmoniosos e agradáveis, devido à proximidade das tona-lidades dentro do círculo cromático.

Cores Complementares: para este tipo de combinação são utilizados 2 grupos de cores complementares, e, portanto, 4 tonalidades. Os resultados são bastante ousados e, dependendo da proposta e ambiente deve ser utilizado com moderação. As combinações por dupla complementar normalmente são utilizadas em buffet infantil, brinquedoteca, áreas de lazer, entre outras.

 

COMBINAÇÕES MONOCROMÁTICAS OU TOM SOBRE TOM:

São combinações cromáticas utilizando somente uma tonalidade com diferentes saturações ou grau de luminosidade. Este tipo de combinação é o mais fácil, pois pode ser considerado perfeitamente harmônico. Combinações monocromáticas são ideais para quando buscamos sensações simples, sem ousadia para compor um ambiente. Combinações monocromáticas são suaves, sóbrias e elegantes.

E aí, será que essas dicas te ajudaram? Conta pra gente nos comentários. Além dessas combinações ainda é possível fazer outras como Trio Harmônico (ou Tríade), Combinações Dupla Complementares, dentre outros. Na Escola do Pintor, um dos cursos oferecidos pela Universidade Futura do Pintor, os alunos aprendem sobre todos esses conceitos e muito mais. Tudo para que eles possam ter mais reportório, possam também ir atrás de mais conhecimento, e dessa maneira possam auxiliar seus clientes. Bacana né?

comentários

Logo - Futura Tintas

Rua Panambi, 225 – Cumbica - Guarulhos | São Paulo
CEP: 07224-130
Central de Atendimento 0800 773 2900 – Segunda à sexta
E-mail: futura@futuratintas.com.br

Quer conhecer o jeito
Futura de colorir vidas?
Então acesse:
www.unipintor.com.br

Unipintor - Futura Tintas
Agência Milagro